Com a torcida comparecendo em peso no Gigantão das Avenidas, o Marcílio Dias venceu o Hercílio Luz por 2 a 1 e sagrou-se bicampeão da Copa Santa Catarina, título que já havia conquistado em 2007, e carimbou o passaporte para a Copa do Brasil de 2023. O Marinheiro ainda tinha a vantagem de um empate graças a melhor campanha na primeira fase da competição, porém com gols de Nando e João Carlos o time fez a alegria das mais de 6.500 pessoas no estádio.
Com a vitória, o rubro-anil também garatiu a vaga para disputar a Recopa Catarinense de 2023, contra o Brusque – campeão catarinense. O jogo está marcado para o dia 11 de janeiro, em Brusque, e a competição é disputada em jogo único.
O jogo
A partida começou com ação dos dois lados, porém as melhores chances ficaram pra o time da casa. Jean Dias e André tentaram abrir o placar de dentro da área, forçando boas defesas do goleiro adversário que ainda contou com a sorte no chute de Alison, de longe, que explodiu na trave.
Ao fim do primeiro tempo o placar ainda estava zerado. Mesmo com o título ficando em Itajaí com este resultado, o treinador Rogério Corrêa reforçou a entrega que tinha que ser feita dentro de campo em uma final e o Marcílio voltou mais ligado. Logo no comecinho da segunda etapa, Nando recebeu um presente de André, que cruzou rasteira para o atacante empurrar para dentro do gol.
Pouco tempo depois, em outra linda jogada, a bola chegou em João Carlos que, em um toque de gênio, encobriu o goleiro adversário e ampliou o marcador. A torcida já estava descontrolada e nem Rafael Lima, do Hercílio Luz, que descontou, pode evitar a festa rubro-anil.
O grito de “é campeão” ecoou pelo Estádio Dr. Hercílio Luz e colocou o fim em um jejum de 15 anos sem título do Marinheiro.