Foi definido na tarde desta quinta-feira (9), através do arbitral, como será o formato do Campeonato Catarinense de 2024. O evento que ocorreu na sede da Federação Catarinense de Futebol (FCF), em Balneário Camboriú, contou com a participação da própria entidade e também dos representantes dos clubes que disputarão a competição na próxima temporada. O Marcílio Dias foi representado no evento pelo vice e futuro e presidente do Clube, Tarcisio Guedim.
O Campeonato Catarinense de 2024 será disputado entre os dias 20 de janeiro a 6 de abril. Esse será o campeonato do centenário da FCF.
Ao todo, além do Marinheiro, mais 11 equipes participarão da competição, sendo eles: Avaí, Barra, Brusque, Chapecoense, Concórdia, Criciúma, Figueirense, Hercílio Luz, Internacional de Lages, Joinville e Nação.
O campeonato terá a mesma fórmula desta temporada. As equipes disputarão a primeira fase em turno único e, em seguida, os oito melhores colocados se classificam para o mata-mata em cruzamento olímpico. Depois, a competição passa a ser disputada com os jogos das semifinais e finais.
Assim como nesta temporada, o campeão e vice garantem vaga na Copa do Brasil do próximo ano. Os dois últimos colocados serão rebaixados. Além disso, o campeão também fatura R$100 mil reais como premiação.
Desconsiderando os clubes que já estarão na disputa da Série A, B e C, os três melhores classificados garantirão vagas na Série D do Campeonato Brasileiro de 2025.