O dia de hoje é uma data especial na história do Clube Náutico Marcílio Dias. Isso porque nesse mesmo dia, em 17 de agosto de 1919, o Marinheiro realizava o seu primeiro jogo, mas contra um oponente totalmente diferente do comum.
De acordo com o perfil @almanaque.cnmd , foi no já extinto campo da rua Brusque que a partida histórica foi disputada. Os sócios do recém-nascido Marcílio Dias convidaram a tripulação do Navio-Escola Wencesláo Braz, da Marinha Mercante Brasileira, para um “match de foot-ball”.
O navio foi construído na então capital federal Rio de Janeiro em 1881 e, em 1914, se tornou o 1º navio-escola do país. Em 1919 a embarcação estava atracada no porto de Itajaí e assim surgiu a oportunidade para a primeira partida de futebol do Rubro-Anil. Porém, na estreia no esporte, o Clube não foi feliz. A equipe foi que representava o Marcílio foi derrotada por 6 a 1 pelos marinheiros da embarcação.
Ainda segundo a fonte, infelizmente não se sabe nada sobre sobre os gols, tantos os sofridos como também o de honra marcilista, nosso primeiro da história.
Porém, nossa escalação era a seguinte: Wadé; Collares, Victor e Pedro, Júlio, Russi, Haroldo, Cabral e Gaspar; Ewaldo e Anversa. O treinador foi Lindolfo Caetano Vieira.
Na foto da publicação está o Navio-Escola Wencesláo Braz.
Fonte: @almanaque.cnmd
#JamaisTeAbandonar #MarcílioDeTodos